Objetivos

O Rio de Janeiro se prepara para sediar a próxima grande conferência ambiental da ONU (Rio+20) para decidir o destino da preservação do planeta. A Rio+20 vai se amparar em um documento, a Agenda 21, elaborado no encontro de duas décadas atrás. Muito pouco de nosso rumo foi alterado desde 1992. O planeta caminha para uma crise de sustentabilidade. Passaram-se 20 anos e agora temos um mundo diferente, em termos de tecnologia e globalização, e também de participação. Sendo assim, nós, alunos da AVM-Pedagogia, preocupados com o desenvolvimento sustentável estamos criando este blog para partilhar e discutir nossas preocupações e reflexões a respeito deste grande desafio. Será um espaço para pensarmos em que planeta viveremos nas próximas décadas. Há muitas coisas que podemos e devemos fazer diferente, seja lá onde estivermos. Não podemos continuar usando recursos da Terra como se não houvesse amanhã.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Relembrando a Agenda 21



A Agenda 21 foi o principal documento resultado da Eco-92, elaborado com a participação de mais de 170 paises firmando o compromisso de desenvolver estratégias locais para o Desenvolvimento Sustentável. O principais temas da Agenda 21 global são:

 -Combate à pobreza.
- Cooperação entre as nações para chegar ao desenvolvimento sustentável.
- Sustentabilidade e crescimento demográfico.
- Proteção da atmosfera.
- Planejamento e ordenação no uso dos recursos da terra.
- Combate ao desmatamento das matas e florestas no mundo.
- Combate à desertificação e seca.
- Preservação dos diversos ecossistemas do planeta com atenção especial aos ecossistemas frágeis.
- Desenvolvimento rural com sustentabilidade.
- Preservação dos recursos hídricos, principalmente das fontes de água doce do planeta.
- Conservação da biodiversidade no planeta.
- Tratamento e destinação responsável dos diversos tipos de resíduos (sólidos, orgânicos, hospitalares, tóxicos, radioativos).
- Fortalecimento das ONGs na busca do desenvolvimento sustentável.
- Educação como forma de conscientização para as questões de proteção ao meio ambiente.


Estes temas são propostos através de mais de 2500 recomendações práticas para serem adaptadas nas realidades dos países, formando um conjunto de 40 capítulos.


Fonte:
http://vitaecivilis.org/home/index.php?option=com_zoo&view=item&Itemid=147
http://www.universoambiental.com.br/novo/artigos_ler.php?canal=6&canallocal=11&canalsub2=31&id=80

Um comentário:

  1. Oi pessoal do Grupo Sol!!!Nós que fazemos o Grupo Frutos da Educação passamos aqui no cantinho de vcs e demos uma olhadinha!!!Fizemos uma postagem sobre o Blog de vcs no nosso cantinho.Confiram o endereço do nosso Blog é : educafrutos.blogspot.com
    Beijos

    Grupo Frutos da Educação

    ResponderExcluir