Objetivos

O Rio de Janeiro se prepara para sediar a próxima grande conferência ambiental da ONU (Rio+20) para decidir o destino da preservação do planeta. A Rio+20 vai se amparar em um documento, a Agenda 21, elaborado no encontro de duas décadas atrás. Muito pouco de nosso rumo foi alterado desde 1992. O planeta caminha para uma crise de sustentabilidade. Passaram-se 20 anos e agora temos um mundo diferente, em termos de tecnologia e globalização, e também de participação. Sendo assim, nós, alunos da AVM-Pedagogia, preocupados com o desenvolvimento sustentável estamos criando este blog para partilhar e discutir nossas preocupações e reflexões a respeito deste grande desafio. Será um espaço para pensarmos em que planeta viveremos nas próximas décadas. Há muitas coisas que podemos e devemos fazer diferente, seja lá onde estivermos. Não podemos continuar usando recursos da Terra como se não houvesse amanhã.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Green Nation Fest chega ao Rio de Janeiro


Festival interativo antecede a Rio+20 com atividades lúdicas sobre sustentabilidade
  » Autor: Flávia David / Fotos: Beth Santos

Ver, ouvir e sentir. Este será o tema do Green Nation Fest, festival interativo que acontece entre os dias 31 de maio e 7 de junho e vai preparar a cidade para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20. O evento acontecerá na Quinta da Boa Vista e vai tratar de questões ambientais através de atividades audiovisuais voltadas para todas as idades. O lançamento aconteceu nesta quinta-feira (19) no Palácio da Cidade. Com expectativa de público de quatro mil visitantes por dia, o Green Nation Fest pretende tornar o tema da sustentabilidade de fácil compreensão para todos. Para isso, vai abordar o assunto de maneira descontraída por meio do cinema, da educação, do esporte e da moda.

- A Rio + 20 é um encontro de chefes de estado com decisões importantes a serem tomadas. Porém, se a população não estiver mobilizada, a pressão sobre esses chefes será menor. O Green Nation vai permitir que seus visitantes vivenciem as consequências da tragédia ambiental que cada um de nós produz no dia a dia. Por isso, este evento será fundamental para conscientizar a população, transformando o Rio, de fato, em uma cidade sustentável - disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
 

Ainda segundo Paes, a desativação do aterro sanitário de Jardim Gramacho, prevista para maio, é um símbolo do compromisso da cidade com o meio ambiente:

- Vamos chamar a atenção para a questão ambiental no Rio e o fim do aterro é um dos atos mais simbólicos deste movimento. Um legado que se deixa para a cidade e para os cidadãos.
 

Durante o Green Nation Fest os visitantes vão poder experimentar os efeitos do aquecimento global, em ambientes multimídia que simulam uma geleira derretendo, um incêndio e uma casa sendo inundada. Para o secretário especial de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, essa é uma boa maneira de conscientizar a população carioca: 

- Mostrar os grandes efeitos que a devastação do meio ambiente pode ter em nossas vidas é fantástico. Trata-se de uma iniciativa que já cria no carioca um clima de Rio+20, de alegria e conscientização.
 

Um dos destaques do festival é a Competição de Cinema e Novas Mídias. Os interessados podem inscrever seus trabalhos (micrometragem, blog, foto e perfil noTwitter) até 10 de maio no site http://www.greenationfest.com.br.
 

O Green Nation Fest terá outras quatro grandes atrações: a competição multimídia, a Feira Interativa Sensorial, que promoverá a imersão em ambientes climáticos do planeta com atividades lúdicas e educativas e o uso de tecnologias de vanguarda e diferentes formas de sensibilização; a Mostra Internacional de Cinema, com exibição de 12 longas-metragens, e os Seminários Internacionais sobre “Economia verde e criativa”, que reunirão personalidades nacionais e internacionais do mundo acadêmico, cultural e corporativo.
 

O Green Nation Fest é uma realização do Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente (CIMA) e tem o apoio da Prefeitura do Rio. O diretor do CIMA e idealizador do Green Nation Fest, Marcos Didonet, acredita que a melhor maneira de se atrair pessoas seja aproximá-las de suas paixões.

- Ao longo dos anos, percebemos que as paixões é que mobilizam. Não se pode chegar às pessoas de forma punitiva, mas a partir do que elas sonham, pensam, desejam. Por isso, estamos realizando um evento que vai atrair os visitantes a partir de situações como futebol, moda ou cinema. Algo que se viva intensamente - disse Didonet, acrescentando que foram investidos cerca de R$ 4 milhões neste projeto.
 


Conheça as outras atrações do Green Nation Fest:
 Apadrinhamento de árvores: o Green Nation Fest presenteia todos os participantes com uma muda de árvore plantada em seu nome.
 Aulão de ioga: aula ministrada pela Academia do Professor Hermógenes para mil pessoas.
 Espaço Quiz: dois grupos disputam um quiz divertido e educativo sobre meio ambiente e sustentabilidade.
 Gol de Bicicleta: participantes pedalam e geram energia para seu time.
 Observação de Pássaros: passeio para observar pássaros pela região.
 Oficinas: oficinas apresentadas pela Secretaria Municipal de Cultura.
 Pegada Ecológica: através de um sistema informatizado, cada participante pode calcular a quantidade de gás carbônico que foi lançado na atmosfera para chegar ao evento.
 Sinta o Clima: a atração promoverá imersão em ambientes climáticos do planeta com atividades lúdicas e educativas.
 Qualquer iniciativa é válida para despertar a atenção da população para tão grande e importante evento como será a Rio + 20. 
Mesmo que os compromissos tomados em 1992  tenham sido parcialmente assumidos é inegável que o assunto passou a ter mais notoriedade. 
Estamos às portas de um acontecimento que mais uma vez reunirá tantos e importantes chefes de estado. Resta saber se chegaremos ao objetivo maior que com certeza não são somente as ações vistas como paliativas.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog de vocês! Tem um conteúdo interessante ,com temas que chamam a atenção de quem lê.A Rio+20 está dando o pontapé inicial para que todos começem a prestar a atençao em nosso planeta.

    ResponderExcluir
  2. É um vídeo muito bom, ele fala que temos que ter uma nova visão de mundo. É uma proposta de uma visão sistemática. Vocês estão de parabéns!

    ResponderExcluir