Objetivos

O Rio de Janeiro se prepara para sediar a próxima grande conferência ambiental da ONU (Rio+20) para decidir o destino da preservação do planeta. A Rio+20 vai se amparar em um documento, a Agenda 21, elaborado no encontro de duas décadas atrás. Muito pouco de nosso rumo foi alterado desde 1992. O planeta caminha para uma crise de sustentabilidade. Passaram-se 20 anos e agora temos um mundo diferente, em termos de tecnologia e globalização, e também de participação. Sendo assim, nós, alunos da AVM-Pedagogia, preocupados com o desenvolvimento sustentável estamos criando este blog para partilhar e discutir nossas preocupações e reflexões a respeito deste grande desafio. Será um espaço para pensarmos em que planeta viveremos nas próximas décadas. Há muitas coisas que podemos e devemos fazer diferente, seja lá onde estivermos. Não podemos continuar usando recursos da Terra como se não houvesse amanhã.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Fazendo memoria...




É importante fazermos uma memória histórica dos eventos relacionados a Rio+20, a fim de podermos perceber os avanços e possibilidades de ações efetivas em favor do Meio Ambiente tanto dos governos como da sociedade civil. 
Assim temos:
1972 – Estocolmo, Suécia – Conferência das Nações Unidas Sobre Meio Ambiente Humano;  como o inicio das debates ambientais que gerou um programa da ONU para este tema.
1992 – Rio de Janeiro, Brasil – Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento;  conhecido como Eco92, foi marcado pelo maior envolvimento dos países com o tema e gerou a Declaração do Rio e a Agenda 21, introduzindo o conceito de Desenvolvimento Sustentável.
2002 – Johannesburgo, Africa do Sul – Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável;  Conhecida como Rio+10, buscou avaliar e reelaborar estratégias para alcance das metas da conferencia anterior.
2012 – Rio de Janeiro, Brasil –  Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável;  conhecida como RIO+20, a ser realizada entre os  dias 20 a 22 de Junho tem como objetivos:  Avaliar os avanços e desafios para o Desenvolvimento sustentável e orientações estratégicas para a America Latina e Caribe.

Para saber mais:
Rio+20:     http://www.unep.org.br/comunicados_detalhar.php?id_comunicados=190

Nenhum comentário:

Postar um comentário